Você conhece a qualidade do metal usado nas suas joias?

É quase impossível encontrar uma mulher que não goste de acessórios, mas saber que a joia que se está comprando não irá fazer mal a saúde é indispensável.

Uma pesquisa feita pelo Inmetro revelou que a concentração de cádmio e chumbo em joias e bijuterias, comercializadas no Brasil está 60 vezes acima dos níveis considerados aceitáveis. A maior parte desses produtos vem da Ásia, os metais pesados são usados para baratear os custos, porém são sustâncias tóxicas que prejudicam a saúde e o meio ambiente.

Foto post metal 2

A prioridade dessas empresas asiáticas é o lucro, consequentemente usando materiais de baixa qualidade. O cádmio, conhecido por causar câncer é usado em altas quantidades na fabricação das joias e bijuterias produzidas nessas manufaturas. A pesquisa realizada pelo Inmetro mostrou que 40% das peças produzidas na China possuem 90% de cádmio ou chumbo.

Foto post metal 3

Em geral essas joias são revestidas por uma camada de banho metálico de baixa qualidade que se decompõe com facilidade pelo próprio suor do corpo fazendo com que o cádmio e chumbo sejam absorvidos pelo organismo, causando doenças renais, hepáticas (doenças do fígado) e doenças no sistema nervoso central. Quando descartados em lixões entram em contato com o solo podendo contaminar as águas subterrâneas.

As peças FANE’S tem como metal base o bronze. Antes de receber o banho final, aquele que vemos na peça pronta, o metal é polido e recebe três banhos: o primeiro para retirar manchas, o segundo retira os resíduos causados por possível oxidação e o terceiro o banho de cobre, para nivelar a peça e dar brilho. A camada final é composta por metais nobres que podem ser o Ouro 18k, Prata Pura, Ródio, a Metalização Negra, Metalização Grafite, a Metalização Grafite Fosco e a Metalização Bronze.

Quer conferir a pesquisa do Inmetro na íntegra? Acesse o link abaixo:

http://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/palestras/C%C3%A1dmio-e-Chumbo-em-Bijuterias-e-J%C3%B3ias_Carlos-A-Achete.pdf

 

Foto post metal