Joia, semi-joia ou bijuteria?

As joias, semi-joias e bijuterias acabaram por tornar-se um complemento fundamental do vestuário feminino, seja casualmente, no trabalho ou em eventos especiais. A grande variedade de materiais e estilos organizam a composição dos looks  e devem compor um visual harmônico e natural independente da ocasião.

Porém, muitas vezes, o material das peças confunde as consumidoras, as quais não conseguem identificar claramente a diferença entre estes três adereços. Em síntese, diferentemente das joias, as semi-joias são peças banhadas ou folheadas a ouro ou prata, não sendo compostas puramente destes materiais – como as joias -, mas sendo revestidas por eles.

Enquanto, então, as semi-joias são apenas revestidas de ouro ou prata, as bijuterias são peças feitas a partir de metais comuns e, por muitas vezes, finalizadas com banhos de níquel, cromo ou outras substâncias que lhes conferem brilho, igualando-as visualmente aos outros materiais. Geralmente essas peças recebem, no lugar da pedraria, plástico ou vidro, moldados ou lapidados.

Ficar atenta a estas questões é importante para, além de pagar os preços adequados por cada material, compor o seu estilo de forma única, combinando as peças e materiais ideias para e em cada situação.

E você, consegue identificar estas diferenças? Conte para a gente!
Fane’s Joias Contemporâneas.

fanes copy